Cidadania

Autores

  • Gustavo E. Fischman Mary Lou Fulton Teachers College da Arizona State University, Estados Unidos.
  • Eric Haas WestEd de San Francisco, Estados Unidos.

Palavras-chave:

Escolarização. Educação para a Cidadania. Conhecimento Incorporado. Metáforas.

Resumo

Queremos com este artigo contribuir para mover o debate pedagógico sobre educação em cidadania para além do que caracterizamos em um trabalho anterior como o impasse de perspectivas idealizadas (Fischman; Haas, 2012). Nosso argumento está embasado em duas ideias principais. Primeiro, a noção de cidadão que informa programas de educação em cidadania é estreitamente definida com base em narrativas de pertencimento em termos nacionais. Estas narrativas não são mais adequadas para compreender as complexas relações (se alguma vez o foram) entre cidadania e educação porque não levam em consideração as mudanças políticas, econômicas, sociais e demográficas contemporâneas relacionadas aos processos frouxamente definidos, mas muito influentes, de globalização. Em segundo lugar, e talvez mais importante, uma superênfase sobre modelos de racionalidade relacionados à tradição cartesiana de cogito ergo sum – e de atores humanos como seres puramente conscientes – oferece um modelo abertamente idealista e educacionalmente impraticável de educação em cidadania. Iniciamos com uma breve apresentação de alguns dos modelos de compreensão das relações entre cidadania e educação mais frequentemente utilizados e suas deficiências. A seguir, a próxima seção introduz o conceito de cognição incorporada e a relevância de metáforas e protótipos na compreensão da cidadania. Concluímos com algumas observações sobre ir além de modelos idealizados de educação em cidadania.

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Biografia do Autor

Gustavo E. Fischman, Mary Lou Fulton Teachers College da Arizona State University, Estados Unidos.

Professor no Mary Lou Fulton Teachers College da Arizona State University, Estados Unidos. É Editor-Chefe da revista Educational Policy Analysis Archives e coeditor da revista Education Review/Reseñas Educativas. Suas áreas de pesquisa são educação comparada, políticas educacionais para o ensino superior e estudos de gênero na educação.

Eric Haas, WestEd de San Francisco, Estados Unidos.

Pesquisador do centro de pesquisas WestEd de San Francisco , Estados Unidos. Sua pesquisa examina a influência de enquadramentos cognitivos e da pesquisa educacional no desenvolvimento de políticas educacionais.

Publicado

2012-08-20

Como Citar

Fischman, G. E., & Haas, E. (2012). Cidadania. Educação & Realidade, 37(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/29473

Edição

Seção

Temas Multidisciplinares para a Educação

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