Juventude e Participação: o grêmio estudantil como espaço educativo

Autores

  • Francisco André Silva Martins Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil
  • Juarez Tarcísio Dayrell Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Palavras-chave:

Juventude. Participação. Grêmio Estudantil.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação
de jovens no cotidiano escolar através do grêmio estudantil de uma escola publica de Ensino Médio noturno, buscando compreender os possíveis significados e aprendizagens decorrentes desse tipo de participação para os estudantes envolvidos. As principais ferramentas metodológicas foram a observação participante e o desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados revelou, dentre outros aspectos, que o grêmio se constitui como um importante espaço de socialização para os jovens alunos, com ênfase na aprendizagem da vivencia coletiva, no lidar com os
conflitos e no exercício de escolhas, dentre outras.

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Biografia do Autor

Francisco André Silva Martins, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

É graduado em História (Licenciatura Plena),
Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) História e Cultura de Minas Gerais, Curso de Aperfeiçoamento em História da África, Mestrado em Educação e Doutorado em andamento em Educação. Membro do Observatório da Juventude - Faculdade de Educação – UFMG, em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.

Juarez Tarcísio Dayrell, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

É doutor em Educação. Professor Adjunto da Faculdade
de Educação na UFMG, Coordenador do Observatório da Juventude em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Martins, F. A. S., & Dayrell, J. T. (2013). Juventude e Participação: o grêmio estudantil como espaço educativo. Educação & Realidade, 38(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/28328

Edição

Seção

Artigos