Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito

Autores

  • Michael Peters Universidade Glasgow, Escócia.

Palavras-chave:

geofilosofia, Deleuze, Guattari, pedagogia do conceito.

Resumo

Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem dois aspectos complementares: a criação de conceitos e o traçado de um plano. O plano de imanência é como o horizonte dos acontecimentos, enquanto o conceito é o evento. A filosofia é, de forma singular, uma prática de criação de conceito, e a pedagogia do conceito, de acordo com Deleuze e Guattari, "teria que analisar as condições de criação como fatores de momentos sempre singulares" (Deleuze e Guattari, 1997c, p. 12).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Peters, Universidade Glasgow, Escócia.

Professor da área de educação na Universidade Glasgow,
Escócia. Seus principais interesses estão na filosofia da educação e nos estudos de política educacional. Seu livro mais recente é Postructuralism, marxism and neoliberalism: between politics and theory.

Arquivos adicionais

Publicado

2002-12-01

Como Citar

Peters, M. (2002). Geofilosofia, Educação e Pedagogia do Conceito. Educação & Realidade, 27(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25919

Edição

Seção

Artigos