Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação

Autores

  • Gustavo E. Fischman Arizona State University
  • Gabriela Cruder Universidade de Buenos Aires

Palavras-chave:

Educação comparada, cultura visual, fotografia, perspectivas pósfundacionais

Resumo

Em um mundo cada vez mais globalizado e, simultaneamente, fragmentado (no qual as fronteiras fixas das comunidades e agências tradicionais tais como a família, a escola e a nação estão constantemente sendo desafiadas e realocadas) é necessário desenvolver outros instrumentos e metodologias que melhor exponham as complexidades dessas transformações. Esse artigo propõe que uma das possíveis abordagens para melhor entender a fragmentação dos contextos sociais, as novas dinâmicas sociais, políticas e culturais e suas implicações para a educação comparada, é analisar símbolos culturais recorrentes do cotidiano, tais como fotos escolares, como objetos alegóricos. Como esse artigo vai discutir utilizando fotografias escolares como dados de pesquisa, essa não é um projeto trivial, idealista ou mecânico e requer o desenvolvimento de novas maneiras de ver.

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Biografia do Autor

Gustavo E. Fischman, Arizona State University

Professor da Arizona State University

Gabriela Cruder, Universidade de Buenos Aires

Doutoranda da Universidade de Buenos Aires.

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Publicado

2003-12-01

Como Citar

Fischman, G. E., & Cruder, G. (2003). Fotografias Escolares como Evento na Pesquisa em Educação. Educação & Realidade, 28(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25603

Edição

Seção

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