A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultos

Autores

  • Leôncio Soares UFMG
  • Fernanda Maurício Simões

Palavras-chave:

formação do educador, educação de jovens e adultos.

Resumo

O artigo apresenta reflexões acerca da formação inicial do educador de jovens e adultos na UFMG, a partir de pesquisa com os egressos do curso de Pedagogia com habilitação nessa área. Abordando desde a criação da habilitação – em EJA em 1986 até 2002 –, analisa a pertinência da profissionalização desse educador, o significado da formação inicial em EJA para os egressos e para os professores da habilitação e a inserção dos egressos no campo de trabalho. O artigo conclui que, apesar da crescente visibilidade da EJA, tanto no campo de atuação como nos estudos e pesquisas, não existe uma relação direta entre formação inicial na Universidade e campo de atuação. A formação de profissionais na área pode contribuir para a (re)configuração deste campo de trabalho, além de atender com maior qualidade as populações da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leôncio Soares, UFMG

Professor da Faculdade de Educação da UFMG, pesquisador do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA/UFMG) e do CNPq.

Fernanda Maurício Simões

Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG e CNPq).

Arquivos adicionais

Publicado

2004-12-01

Como Citar

Soares, L., & Simões, F. M. (2004). A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultos. Educação & Realidade, 29(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25389

Edição

Seção

Artigos