Acessibilidade / Reportar erro

Relações entre a filosofia e a educação de John Dewey e de Paulo Freire

The relationship between the philosophy and the education of John Dewey and Paulo Freire

Resumos

O objetivo deste artigo é investigar a concepção de democracia e educação desenvolvida por John Dewey e Paulo Freire. Leitor da obra de Dewey, Freire teve contato também com o debate das ideias deste pensador no Brasil, sobretudo através dos trabalhos de A. Teixeira e L. Filho. Estudar como o pensamento deweyano ecoa na obra freireana ajuda a compreender a sua maneira original de tecer seus conceitos. Freire leva adiante a ideia deweyana de democracia como forma de vida guiada pelo pensamento reflexivo. Ele viu no diálogo problematizador e gerador dos sentidos da ação transformadora da situação social e histórica um processo educacional que pode conscientizar, humanizar, libertar e, assim, superar a opressão que também é historicamente criada pelo próprio homem.

Dewey; Freire; Democracia; Educação; Pensamento


The aim of this paper is to investigate the concept of democracy and education developed by John Dewey and Paulo Freire. Reader of the work of Dewey, Freire also had contact with the debate of the ideas of this thinker in Brazil, particularly through the work of A. Teixeira and L. Filho. Study how the thought of Dewey echoes in Freire's work helps to understand his original way of weaving his concepts. Freire takes forward the idea of Deweyan democracy as a way of life guided by reflective thinking. He saw in the the problem-solving dialogue and generator of the meanings of the transforming action of the social and historical situation an educational process that can educate, humanize, free and, thus, overcome the oppression that is also historically created by man himself.

Dewey; Freire; Democracy; Education; Thinking


  • BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e Educação Popular (A Teoria e a Prática de Paulo Freire no Brasil). São Paulo: Ática, 1992.
  • DEWEY, John. Como Pensamos como se Relaciona o Pensamento Reflexivo com o Processo Educativo: uma reexposição. Tradução: Haydée Camargo Campos. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979a. Atualidades Pedagógicas, v. 2, 292 p.
  • DEWEY, John. Democracia e Educação Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1979b. Atualidades Pedagógicas, vol. 21.
  • DEWEY, John. Education Today Edited and with a foreword by Joseph Ratner. New York: G.P. Putnam's Sons, 1940. 373p.
  • DEWEY, John. Liberalismo, Liberdade e Cultura Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1970.
  • DEWEY, John. The Public and its Problems 12. ed. Ohio: Ohio University Press, 1991.
  • DEWEY, John. Problems of Men New York: Philosophical Library, 1946. 424p.
  • DEWEY, John. Vida e Educação Tradução de Anísio Teixeira. 5. ed. São Paulo: Nacional. 1959.
  • FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
  • FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira 2. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.
  • FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, Saberes Necessários à Prática Educativa São Paulo: Paz e Terra. 15. ed. 2000a.
  • FREIRE, Paulo. À Sombra desta Mangueira 3a. ed. SP: Ed. Olho d'Água, 2000b.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança São Paulo: Paz e Terra. 15. ed. 2011.
  • McLAREN, Peter. Utopias Provisórias. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
  • McLAREN, Peter; SILVA, Tomaz Tadeu da. Descentralizando a Pedagogia. Alfabetização Crítica, Resistência e Política da Memória. In: MCLAREN, Peter; LEONARD, Peter; GADOTTI, Moacir (Org.). Freire: poder, desejo e memórias da libertação. Porto Alegre: ArtMed, 1998. P. 35-75.
  • SCOCUGLIA, Afonso Censo. A Progressão do Pensamento Político-Pedagógico de Paulo Freire. In: TORRES, Carlos Alberto (Org.). Paulo Freire y la Agenda de la Educación Latinoamerica en El siglo XXI Buenos Aires: CLACSO, 2001. P. 323-348.
  • TEIXEIRA, Anísio. Filosofia e Educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 32, n. 75, p. 14-27, jul./set. 1959.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2013
  • Data do Fascículo
    Set 2013

Histórico

  • Recebido
    26 Dez 2011
  • Aceito
    22 Maio 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br