Intencionalidade educativa

Autores

  • Luciane Uberti IUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil

Palavras-chave:

Intencionalidade. Representação. Saber.

Resumo

Este artigo problematiza uma forma de racionalidade intencional própria à tarefa educativa, na medida em
que a configuração de determinadas projeções é imprescindível ao funcionamento da instituição escolar. Para analisar a forma pela qual tal campo de poder-saber configura tais projeções, e lida com as impotências que lhe são imanentes, este trabalho se utiliza dos estudos de Michel Foucault e de Gilles Deleuze, especialmente aqueles referentes à crítica ao pensamento da representação. Neste sentido, trata-se de analisar o discurso retratado no projeto político-pedagógico da Escola Cidadã, implementado em Porto Alegre, o qual conjuga conhecimentos dotados de valor de verdade no campo de saber da educação na atualidade.

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Biografia do Autor

Luciane Uberti, IUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil

É doutora em Educação e professora adjunta na área de Didática
e Formação de Professores, do Departamento de Ensino e Currículo,
da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
– UFRGS (Porto Alegre/ Rio Grande do Sul).

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Uberti, L. (2013). Intencionalidade educativa. Educação & Realidade, 38(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23420

Edição

Seção

Artigos