Esporte e a Experiência de Jogo como Formação

Quefren Weld Cardozo Nogueira

Resumo


O presente texto executa uma discussão acerca do jogo esportivo como conteúdo escolar. Partindo do ponto de vista de que a aprendizagem de aspectos instrumentais do esporte pressupõe um processo de construção da experiênciade jogo, são analisadas as possibilidades de uma prática educativa pautada na formação cultural em que são trabalhados conhecimentos, relações sociais e modos de comunicação. O desafio para o trabalho educativo está na possibilidade de lidar com o jogo esportivo a partir de uma concepção em que a cultura é sempre uma estratégia; um local de negociação onde aspectos políticos e pedagógicos se envolvem na maneira como construímos modos específicos de viver em sociedade.

Palavras-chave


Esporte. Educação Física. Formação.

Texto completo:

Acesso ao artigo


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo