O Corpo: inscrições do campo biológico e do cotidiano

Autores

  • Nádia Geisa Silveira de Souza UFRGS

Palavras-chave:

Corpo. Disciplina Biológica. Cotidiano.

Resumo

Neste artigo, interrogo aquilo que habitualmente pensamos ser o corpo - um fenômeno puramente biológico - e chamo a atenção para a existência de outros discursos e práticas sociais que circulam e se correlacionam na trama social, transformando e fabricando o corpo. Para tanto, estabeleço conexões com os estudos de Michel Foucault e de autores vinculados ao campo dos Estudos Culturais nas versões pós-estruturalistas. Num primeiro momento, abordo a questão do conhecimento e dos "objetos" associados às disciplinas acadêmicas como invenções - a fim de chamar a atenção para os efeitos das estratégias vinculadas ao campo biológico para o estudo do corpo humano na educação escolarizada. A seguir, trato do corpo como inscrição de acontecimentos cotidianos, vistos como falsos ou silenciados pela biologia, com a finalidade de questionar o papel dominante das práticas e das matérias escolarizadas.

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Biografia do Autor

Nádia Geisa Silveira de Souza, UFRGS

Nadia Geisa Silveira de Souza é professora da Faculdade de Educação e do Curso de Pós-Graduação em Educação da UFGRS.

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Publicado

2011-09-13

Como Citar

Souza, N. G. S. de. (2011). O Corpo: inscrições do campo biológico e do cotidiano. Educação & Realidade, 30(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23017

Edição

Seção

Artigos