Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender

Autores

  • Hélio Rebello Cardoso Jr. UNESP

Palavras-chave:

Deleuze. Guattari. Pedagogia. Educação.

Resumo

O presente artigo parte da proposição de uma pedagogia do conceito, segundo Deleuze e Guattari. Com base na mesma, isola-se e explora-se a idéia de que todo pensamento exige, como sua condição interna, "traços relacionais". Dos traços relacionais definidos pela pedagogia do conceito, enfatiza-se o "amigo" como personagem que caracteriza um dado pensamento. Nota-se que o conceito de amizade, em Deleuze e Guattari, está calcado numa teoria das relações de caráter empirista e pragmatista. O amigo é um personagem do pensamento de Deleuze e Guattari que permite pensar na relação entre um devir-mestre e um aluno-bumerangue como traços relacionais de uma pedagogia singular, calcada na diferença conceitual entre "saber" e "aprender".

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Biografia do Autor

Hélio Rebello Cardoso Jr., UNESP

Hélio Rebello Cardoso Jr. é professor de filosofia da UNESP.

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Publicado

2011-09-13

Como Citar

Cardoso Jr., H. R. (2011). Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender. Educação & Realidade, 31(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23000

Edição

Seção

Artigos