O Ateneu: uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompeia

Autores

  • Tiago Ribeiro Santos Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Rita de Cassia Marchi Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Palavras-chave:

Mecanismos Disciplinares. Vida Escolar. Poder Simbólico.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sociológica do funcionamento dos mecanismos disciplinares descritos n’O Ateneu, romance de Raul Pompeia, escrito no século XIX. A representação do Ateneu como uma escola, isto é, como lugar de produção e preservação de ritos, crenças e técnicas que produzem um desejado efeito de disciplinamento sinaliza, na análise, uma possível aproximação entre os conceitos de poder simbólico de P. Bourdieu e poder disciplinar de M. Foucault aplicados ao cotidiano escolar. Assim, analisam-se as tecnologias disciplinares ordinariamente atribuídas ao espaço educacional abordando as posições dos agentes que participam da rotina disciplinar do Ateneu por meio de disposições, interesses e sentidos coletivamente construídos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Ribeiro Santos, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Blumenau, Santa Catarina, na linha de pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais. Graduado em Comunicação Social (2009) pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES).

Rita de Cassia Marchi, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Sociologia Política (UFSC/PARIS V). Mestre em Antropologia Social (UFSC). Professora pesquisadora do Mestrado em Educação e do Curso de Ciências Sociais da Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Blumenau, Santa Catarina.

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Ribeiro Santos, T., & Marchi, R. de C. (2013). O Ateneu: uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompeia. Educação & Realidade, 38(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21127

Edição

Seção

Artigos