Corpos que (se) Trabalham: relações éticas na construção de si e do coletivo

Autores

  • Vilene Moehlecke Professora do Curso de Psicologia da UNISINOS. Doutoranda do PGIE/UFRGS.
  • Tania Mara Galli Fonseca É professora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Professora Titular do Instituto de Psicologia da UFRGS, docente pesquisadora do CNPQ nos programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e Informática Educativa/UFRGS.
  • Andréia Machado Oliveira É professora do PPGART/CAL e do PPGTER/CE da UFSM. Possui doutorado em Informática na Educação/UFRGS e Université de Montréal/Canadá. Membro dos grupos de pesquisa: NESTA/UFRGS; Corpo, Arte e Clínica/UFRGS; e SenseLab/Canadá. Coordenadora do LabInter e do Curso de Especialização de TIC aplicadas à Educação/UFSM.

Palavras-chave:

Corpo. Trabalho. Ética. Potência. Atividade.

Resumo

O presente artigo inquire sobre os modos de construção de si e do coletivo nas relações de trabalho. Tais relações encontram-se investidas de posições que oscilam entre uma Ética spinoziana que potencializa os corpos e uma moral que os aprisiona. Entende-se que aumentara potência dos corpos consiste em ampliar suas possibilidades de agir em relação, ativar potências não utilizadas do ser que ficaram renegadas pelas práticas majoritárias. Tal abordagem sobre corpos em atividades relacionais, trabalho e ética, encontra sustentação em Spinoza, Deleuze, Schwartzentre outros autores. Em suma, esperamos retomar a fabricação de ações singulares e coletivas, para gerar dispositivos analisadores e modificadores dos processos relacionais no campo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilene Moehlecke, Professora do Curso de Psicologia da UNISINOS. Doutoranda do PGIE/UFRGS.

É professora do Curso de Psicologia da UNISINOS. Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Mental e Redes de Atenção Integral/UNISINOS. Doutorado em Informática na Educação/UFRGS. Mestrado em Psicologia Social e Institucional/UFRGS e na Universidade Nova de Lisboa.

Tania Mara Galli Fonseca, É professora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Professora Titular do Instituto de Psicologia da UFRGS, docente pesquisadora do CNPQ nos programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e Informática Educativa/UFRGS.

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

Professora Titular do Instituto de Psicologia da UFRGS, docente pesquisadiora do CNPQ nos programas de Pós-Graduação em Psicologia e Institucional e Informática Educativa/UFRGS.

Andréia Machado Oliveira, É professora do PPGART/CAL e do PPGTER/CE da UFSM. Possui doutorado em Informática na Educação/UFRGS e Université de Montréal/Canadá. Membro dos grupos de pesquisa: NESTA/UFRGS; Corpo, Arte e Clínica/UFRGS; e SenseLab/Canadá. Coordenadora do LabInter e do Curso de Especialização de TIC aplicadas à Educação/UFSM.

Professora da CEAD e do CAL/PPGART da UFSM. Doutorado em Informática na Educação/UFRGS e Université de Montréal/Canadá. Membro dos grupos de pesquisa: NESTA/UFRGS; Corpo, Arte e Clínica/UFRGS; e SenseLab/Canadá.

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Moehlecke, V., Fonseca, T. M. G., & Oliveira, A. M. (2013). Corpos que (se) Trabalham: relações éticas na construção de si e do coletivo. Educação & Realidade, 38(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21011

Edição

Seção

Artigos