Pesquisar a Educação em uma Era Globalizante

Roger Dale, Susan Robertson

Resumo


Nesse artigo defendemos que embora o setor da educação esteja passando por significativas mudanças como consequência de processos amplamente associados à globalização, muitas das categorias pelas quais abordamos a análise do setor tendem a ser aplicadas como se fossem normais e dadas. Denominamos esses pressupostos de um conjunto de ismos, isto é, a tendência de encarar o mundo como inalterado. Para pesquisar a educação em uma era globalizante, argumentamos que os pesquisadores devem estar atentos à natureza modificada do Estado e sua relação com a educação; ao nacional como nodo fundamental na governança da educação; ao pressuposto de que a educação como um setor é composto dos mesmos componentes (atores, interesses, mecanismos) como no passado; e que esse espaço em si é um cenário inerte no qual todas essas mudanças estão ocorrendo. Trazendo esses pressupostos para a linha de frente e tornando-os visíveis, esperamos também dar visibilidade um setor da educação que está passando por dramáticas mudanças em forma, conteúdo e desfecho.

Palavras-chave


Globalização. Pesquisa. Educação.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo