A Teoria da História de Jörn Rüsen entre a Modernidade e a Pós-modernidade: uma contribuição à didática da história

Autores

  • Wilian Carlos Cipriani Barom Uepg
  • Luis Fernando Cerri Uepg

Palavras-chave:

Teoria da História. Didática da História e Consciência Histórica.

Resumo

O presente artigo busca contextualizar alguns elementos da teoria da história de Jörn Rüsen, a partir de uma discussão maior entre a modernidade e a pós-modernidade. Neste sentido, seu pensamento fora relacionado como resposta aos desafios que o século XX trouxe à historiografia. Em especial, às influências metodológicas dos Annales, o caráter autorreferencial da linguagem, oriundo da virada linguística, e as micro-histórias, que podem ser apresentadas como contra-histórias do passado, nas palavras de Rüsen. Buscou-se, deste modo, abrir caminhos na compreensão de sua defesa do caráter científico da história, de sua valorização do método, assim como, de sua teoria de que a história está diretamente ligada ao cotidiano do historiador. Neste sentido, a partir destes acontecimentos internos a história enquanto ciência, o artigo também se propõe a apontar em que medida estas questões são refletidas na teoria da história de Rüsen, em especial na dimensão referente ao ensino da história e didática da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilian Carlos Cipriani Barom, Uepg

Professor de História do estado do Paraná, em Curitiba. Graduado em História na Universidade Federal do Paraná e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Luis Fernando Cerri, Uepg

Professor do Departamento de História da Universidade
Estadual de Ponta Grossa, em Ponta Grossa, Paraná, e doutor em Educação.

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Barom, W. C. C., & Cerri, L. F. (2012). A Teoria da História de Jörn Rüsen entre a Modernidade e a Pós-modernidade: uma contribuição à didática da história. Educação & Realidade, 37(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/19691

Edição

Seção

Artigos