Acessibilidade / Reportar erro

Uma nova estética escolar: juntando os aspectos cognitivos e pedagógicos

A new school 's aesthetics: putting the cognitive and pedagogical aspects together

Resumos

O presente artigo tem o objetivo de argumentar que, em momento de reforma educacional, é necessário levar-se em conta os resultados de pesquisas sobre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem dos alunos. Esta discussão é importante devido ao fato de que a estrutura e organização da escola pública atual não reflete o que nós sabemos dos processos de como a criança aprende. Os profissionais e responsáveis por implementar e organizar a escola pública não levam em consideração tais pesquisas priorizando, assim, o aspecto pedagógico em detrimento do aspecto cognitivo do sujeito. Esta separação é prejudicial à qualidade da educação pretendida. E escola está separada da vida.

Estética Escolar; Desenvolvimento Cognitivo; Reforma Educacional; Educação


This article argues for the need to take into consideration the research results about children's cognitive development and learning when educational reform is happening. This argument is important due to the fact that in the actual Brazilian public school its structure and organization in nothing reflects what we know about children's learning and cognition. School administrators and policy makers do not consider these research results when organizing the schools' settings and practices. Actually, the cognitive aspects of learning seem to be lessened in relation to the pedagogic aspects. The separation between cognition and pedagogy is detrimental do the quality of education. The school has been separated from life.

School Aesthetics; Cognitive Development; Educational Reform; Education


  • ALIBALI, Martha W.; GOLDIN-MEADOW, Susan. Gesture-speech Mismatch and Mechanisms of Learning: what the hands reveal about a child's state of mind. Cognitive Psychology, v. 25, n. 4, p. 468-523, 1993.
  • ALVES, Maria Teresa G.; SOARES, Jose Francisco. Efeito Escola e Estratificação Escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidades dos alunos. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 45, p. 25-58, jun. 2007.
  • ARROYO, Miguel G. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação brasileira. Em Aberto, Brasília, v. 11, n. 53, p. 46-53, jan./mar. 1992.
  • BARBOSA, Heloiza H. A Look From the Inside: an account of low literacy and school failure among diverse learners. 1998. Dissertação (Mestrado) – School of Education, Lesley College, Cambridge, Massachusetts, 1998.
  • BARBOSA, Heloiza H. (Cognitive Development) = (Biology + Social Context): Is the Whole the Sum of Parts? The American Journal of Psychology, v. 116, n. 3, p. 494-502, 2003.
  • BARBOSA, Heloiza H. Sentido de Número na Infância: uma interconexão dinâmica entre conceitos e procedimentos. Revista Paideia, Ribeirão Preto, v. 17, p. 8-17, 2008.
  • BAUER, Patricia J. Recalling Past Events: from infancy to early childhood. Annals of Child Development, v. 11, p. 25-71, 1995.
  • BEATTY, Barbara. Rethinking the Historical Role of Psychology in Educational Reform. In: OLSON, David R.; TORRANCE, Nancy. (Org.). The Handbook of Education and Human Development Malden, Massachusetts: Blackwell Publishers, 1998. P. 100-116.
  • BROWN, Anne L.; CAMPIONE, Joseph. Guided Discovery in a Community of Learners. In: McGILLY, Kate. (Org.). Classroom Lessons: integrating cognitive theory and classroom practice. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1994. P. 229-272.
  • CAMPOS, Joseph J.; ANDERSON, David I.; BARBU-ROTH, Marianne A.; HUBBARD, Edward M.; HERTENSTEIN, Mathew J.; WITHERINGTON, David. Travel broadens de mind. Infancy, v. 1, n. 2, p. 149-219, 2000.
  • CAVALIERE, Ana M. Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1015-1035, out. 2007.
  • CHARLOT, Bernard. A Pesquisa Educacional entre Conhecimentos, Políticas e Práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006.
  • CHECHIA, Valeria A;  ANDRADE, Antonio S. O Desempenho Escolar dos Filhos na Percepção de Pais de Alunos com Sucesso e Insucesso Escolar. Estudos de Psicologia, Natal, v. 10, n. 3, p. 431-440, dez. 2005.
  • COLLARES, Cecilia A. L.; MOYSÉS, Maria A. A. Diagnóstico da Medicalização do Processo Ensino-aprendizagem na 1ª Série do 1º Grau no Município de Campinas. Em Aberto, Brasília, v. 11, n. 53, p. 13-28, jan./mar. 1992.
  • COLLARES, Cecilia A. L.; MOYSÉS, Maria A. A.; GERALDI, João W. Educação Continuada: a política da descontinuidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 661-690, dez. 1999.
  • CURY, Carlos R. A Educação Escolar, a Exclusão e seus Destinatários. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 48, p. 205-222, dez. 2008.
  • DE MARRIAS, Kathleen P. B.; LeCOMPTE, Margarete D. How Schools Work: a sociological analysis of education. New York: Longman, 1990.
  • FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • FREITAS, Luis C. Avaliação: para além da "forma escola". Educação: teoria e prática, v. 20, n. 35, p. 89-99, jul./dez. 2010.
  • FRIJTERS, Jan C.; BARRON, Roderick W.; BRUNELLO, Maria. Direct and Mediated Influences of Home Literacy and Literacy Interest on Prereaders' Oral Vocabulary and Early Written Language Skill. Journal of Educational Psychology, v. 92, n. 3, p. 466-477, 2000.
  • GAUVAIN, Mary. The Social Context of Cognitive Development London, Guilford, 2001.
  • GRAESSER, Arthur C.; PERSON, Natalie K. Question Asking During Tutoring. American Educational Research Journal, v. 31, n. 1, p. 104-137, 1994.
  • HIDI, Suzanne. An Interest Researcher's Perspective: the effects of extrinsic and intrinsic factors in motivation. In: SANSONE, Carol; HARACKIEWICZ, Judith M. (Org.). Intrinsic and Extrinsic Motivation: the search for optimal motivation and performance. San Diego: Academic Press, 2000. P. 309-339.
  • HIRSCH-PASEK, Kathy; GOLINKOFF, Roberta; EYER, Diane. Einstein Never Used Flash Cards New York: Rodale Press, 2003.
  • IYENGAR, Sheena S.; LEPPER, Mark R. Rethinking the Value of Choice: a cultural perspective on intrinsic motivation. Journal of Personality & Social Psychology, v. 76, p. 349-366, 1999.
  • IYENGAR, Sheena S.; LEPPER, Mark R. When Choice is Demotivating: can one desire too much of a good thing? Journal of Personality & Social Psychology, v. 79, p. 995-1006, 2000.
  • LAKOFF, George; NÚÑEZ, Rafael. Where Mathematics Comes From:how the embodied mind brings mathematics into being. New York: Basic Books, 2000.
  • LEPPER, Mark R.; HENDERLONG, Jennifer. Turning "Play" Into "Work" and "Work" Into "Play": twenty-five years of research on intrinsic versus extrinsic motivation. In: SANSONE, Carol; HARACKIEWICZ, Judith M. (Org.). Intrinsic and Extrinsic Motivation: the search for optimal motivation and performance. San Diego: Academic Press, 2000. P. 257-307.
  • LILLARD, Angeline S. Montessori: the science behind the genius. New York: Oxford University Press, 2005.
  • LIMA, Lauro O. Estórias da Educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Brasília, 1979.
  • MACHADO, Lia Z. Estado, Escola e Ideologia São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
  • MARESCHAL, Denis; JOHNSON, Mark; SIROIS, Sylvain; SPRATLING, Michael; THOMAS, Michael; WESTERMANN, Gert. Neuroconstructivism, v. I: How the Brain Constructs Cognition. Oxford, United Kingdom: Oxford University Press, 2007.
  • MOYSES, Maria A. A; GERALDI, João W.; COLLARES, Cecília A. L. As Aventuras do Conhecer: da transmissão à interlocução. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 91-116, 2002.
  • NEEDHAM, Amy. Improvements in Object Exploration Skills May Facilitate the Development of Object Segregation in Early Infancy. Journal of Cognition and Development, v. 1, n. 2, p. 131-156, 2000.
  • NEEDHAM, Amy. Action experience alters 3-month-old infants' perception of others actions. Cognition, 2004.
  • OLIVEIRA, Romualdo P. Da Universalização do Ensino Fundamental ao Desafio da Qualidade: uma análise histórica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 661-690, out. 2007.
  • PATTO, Maria Helena. S. A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldias. São Paulo: T.A. Queiroz, 1990.
  • PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança 9. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
  • PINTO, Fatima C.; GARCIA, Vanessa C.; LETICHEVSKY, Ana C. Pesquisa Nacional Qualidade na Educação: a escola pública na opinião dos pais. Ensaio: avaliação de políticas públicas em educação, v. 14, n. 53, p. 527-542, 2006.
  • RENNINGER, K. Ann; HIDI, Suzanne; KRAPP, Andreas. The Role of Interest in Learning and Development Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1992.
  • SANTOS, João. A Criança Quem É? O falar das letras Lisboa: Editora Horizonte, 1983.
  • SAVIANI, Demerval. O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1231-1255, out. 2007.
  • THELEN, Esther; SMITH, Linda B. A Dynamics Systems Approach to the Development of Cognition and Action Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Abr 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    Mar 2011
  • Aceito
    Ago 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br