O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica
Palavras-chave:
Formação do Pesquisador. Análise de Discurso. Falta. Excesso e Estranhamento.Resumo
O artigo, centrado teoricamente na análise de discurso de tradição pecheuxtiana, situa a formação do sujeito-pesquisador nessa disciplina como modo de subjetivação. A partir da indicação das condições em que a formação do sujeito- pesquisador se manifesta na contemporaneidade, especificamente no ensino superior de pós-graduação stricto sensu, explicitam-se sentidos acerca dos espaços e práticas em que se insere. Salienta-se o pertencimento às comunidades de pesquisa e a escrita da pesquisa, manifestação da singularidade do sujeito, na retomada dos pressupostos teóricos da área em novas pesquisas, atestando a mobilidade da memória discursiva. A seguir, enfocando a especificidade dos procedimentos analíticos, numa perspectiva de sistematização, são definidas as noções de falta, excesso e estranhamento, tendo em vista a constituição e a interpretação do corpus discursivo, buscando subsidiar pedagogicamente o trabalho de interpretação do analista de discurso.Downloads
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Publicado
2011-12-07
Como Citar
Ernst-Pereira, A., & Mutti, R. M. V. (2011). O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18486
Edição
Seção
Língua, Discurso e Sujeito na Educação