O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica

Autores

  • Aracy Ernst-Pereira Universidade Católica de Pelotas
  • Regina Maria Varini Mutti UFRGS

Palavras-chave:

Formação do Pesquisador. Análise de Discurso. Falta. Excesso e Estranhamento.

Resumo

O artigo, centrado teoricamente na análise de discurso de tradição pecheuxtiana, situa a formação do sujeito-pesquisador nessa disciplina como modo de subjetivação. A partir da indicação das condições em que a formação do sujeito- pesquisador se manifesta na contemporaneidade, especificamente no ensino superior de pós-graduação stricto sensu, explicitam-se sentidos acerca dos espaços e práticas em que se insere. Salienta-se o pertencimento às comunidades de pesquisa e a escrita da pesquisa, manifestação da singularidade do sujeito, na retomada dos pressupostos teóricos da área em novas pesquisas, atestando a mobilidade da memória discursiva. A seguir, enfocando a especificidade dos procedimentos analíticos, numa perspectiva de sistematização, são definidas as noções de falta, excesso e estranhamento, tendo em vista a constituição e a interpretação do corpus discursivo, buscando subsidiar pedagogicamente o trabalho de interpretação do analista de discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aracy Ernst-Pereira, Universidade Católica de Pelotas

Possui Mestrado (1980) e Doutorado (1994) em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Paris III, Sorbonne-Nouvelle (2001). É professora titular da Universidade Católica de Pelotas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras. Temas de pesquisa: discurso proverbial, reescrituras de contos de fadas, corpo e subjetividade, ideologia e ensino, discurso e redes sociais.

Regina Maria Varini Mutti, UFRGS

Possui Mestrado (1980) e Doutorado (1993) em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Docente Colaboradora Convidada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa: Educação Arte Linguagem Tecnologia. Temas de pesquisa: Educação, Linguagem, Discurso, Texto, Ensino, Currículo, Formação.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-07

Como Citar

Ernst-Pereira, A., & Mutti, R. M. V. (2011). O Analista de Discurso em Formação: apontamentos à prática analítica. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18486

Edição

Seção

Língua, Discurso e Sujeito na Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)