Línguas Nacionais no Sistema Nacional de Educação para o Desenvolvimento em Moçambique

Autores

  • Lourenço Eugénio Cossa Universidade Pedagógica

Palavras-chave:

Línguas Nacionais. Ensino. Desenvolvimento. Efeitos de Sentidos. Análise de Discurso.

Resumo

A escolarização somente em uma língua estrangeira, portuguesa, em detrimento das línguas nacionais da maioria dos moçambicanos, foi a motivação desta pesquisa. O estudo tomou como base o referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso fundada por Pêcheux, e outros autores, buscando identificar efeitos de sentidos produzidos pelo sujeito-professor em seu processo de significação na/pela língua, mediante a realidade que o cerca cotidianamente. O corpus da análise foi viabilizado a partir de entrevistas semiabertas com três professores de uma escola primária dos arredores da Cidade de Maputo. Constatou-se a existência de posições identitárias de acordo com o processo histórico-social-político do país, o que, na nossa óptica, promove uns e marginaliza outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourenço Eugénio Cossa, Universidade Pedagógica

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e é doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro do GEARTE e professor de Desenho na Universidade Pedagógica – Moçambique.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-07

Como Citar

Cossa, L. E. (2011). Línguas Nacionais no Sistema Nacional de Educação para o Desenvolvimento em Moçambique. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18485

Edição

Seção

Língua, Discurso e Sujeito na Educação