É Sobre qual Sujeito?

Autores

  • Claudine Normand Universidade de Paris X

Palavras-chave:

Uso Linguístico. Sujeito. Indivíduo. Pessoa.

Resumo

O artigo focaliza, com base na linguística, os termos sujeito, indivíduo e pessoa, cotejando o sentido destes no âmbito da língua ordinária e o sentido que assumem no emprego em teorias contemporâneas nas ciências humanas e sociológicas. Partindo do pressuposto de que escrever sobre a língua difere de escrever em língua, desenvolve análise de exemplos, demonstrando a persistência dos sentidos na língua ordinária e o modo como a mesma rejeita sentidos estrangeiros. Conclui que a análise cuidadosa da língua torna possível reconhecer, nos usos especializados, dentre os esforços para produzir novos sentidos sobre o homem e a sociedade, palavras de compreensão restrita aos próprios especialistas, não obtendo registro na língua ordinária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudine Normand, Universidade de Paris X

Fundadora do Groupe de recherche em histoire de la linguistique (GHIL), o qual coordena até hoje, e professora de Linguistica da Universidade de Paris X (Nanterre).

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-07

Como Citar

Normand, C. (2011). É Sobre qual Sujeito?. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18484

Edição

Seção

Língua, Discurso e Sujeito na Educação