Acessibilidade / Reportar erro

Alfabetização Rural no Brasil na Perspectiva das Relações Campo-Cidade e de Gênero

Rural Literacy in Brazil in the Light of the Relations Between Rural and Urban Areas and Gender

Resumos

O artigo começa analisando a trajetória da taxa de alfabetização no Brasil através das sucessivas gerações presentes nos censos 2000 e 1950, buscando colocar em evidência tanto o estado e como a dinâmica das desigualdades quanto à alfabetização na perspectiva de sua relação cruzada com campo-cidade e gênero. Busca, então, elementos teóricos de inteligibilidade dessas desigualdades. Os resultados obtidos são: o latifúndio é o principal determinante estrutural do analfabetismo no campo; o analfabetismo está tornando-se numericamente um problema predominantemente urbano; a histórica superioridade masculina quanto à alfabetização e escolarização está cedendo lugar a uma crescente superioridade feminina, tanto no campo como na cidade.

Alfabetização; Escolarização; Campo-Cidade; Gênero; Brasil


The article starts by analyzing the evolution of the literacy rate in the successive generations represented by Brazilian censuses of 2000 and 1950, attempting to highlight both the state and the dynamics of inequalities in terms of literacy in the perspective of their crossed relation with urban and rural areas and with genders. It then turns to find theoretical elements that can explain such inequalities. Its main results are the following: the large landed estate is the main structural determinant of illiteracy in rural areas; in numerical terms illiteracy is becoming a predominantly urban problem; the historical male superiority in terms of literacy and schooling is giving way to a growing female superiority both in urban and rural areas.

Literacy; Schooling; Rural and Urban Areas; Gender; Brazil


  • ARGENTINA. Consejo Federal de Inversiones. Analfabetismo en Argentina Buenos Aires: Consejo Federal de Inversiones, 1966.
  • ARGENTINA. Instituto Nacional de Estadísticas y Censos - INDEC. Educación Buenos Aires: INDEC, s.d.
  • AZEVEDO, Fernando. A Cultura Brasileira Introdução ao estudo da cultura no Brasil. ed. rev. e ampl. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1963.
  • BUTEL, P.; MANDON, G. Alphabétization et scolarization en Aquitaine ao XVIIIe. e au debut du XIXe. Siècle. In: FURET, François; OZOUF, Jacques (Org.). L'Alphabétization des Français de Calvin a Jules Ferry Paris: Minuit, 1977. P. 7-41.
  • CARPENTIER, Jean; LEBRUN, François (Org.). Histoire de la Mediterranée Éd. rev. et augm. Paris: du Seul, 2001.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A Escola e a República e Outros Ensaios Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
  • CIPOLLA, Carlo. Educación y Desarrollo en Occidente Tradução de Ángel Abad. Barcelona: Ariel, 1971.
  • COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República Momentos decisivos.  8. ed. São Paulo: UNESP, 2007.
  • DAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 73-89, jan./abr. 2004.
  • FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cyntia Greive (Org.). 500 Anos de Educação no Brasil 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. P. 135-150.
  • FERRARO, Alceu Ravanello. História Inacabada do Analfabetismo no Brasil São Paulo: Cortez, 2009a.
  • FERRARO, Alceu Ravanello. Gênero e alfabetização no Brasil de 1940 a 2000: a história quantitativa da relação. Revista de Didácticas Específicas, Madrid, n. 1, p. 30-47, 2009b.
  • FERRARO, Alceu Ravanello. Liberalismos e Educação. Ou por que o Brasil não podia ir além de Mandeville. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 308-325, maio/ago. 2009c.
  • FERRARO, Alceu Ravanello. Brasil: liberalismo, café, escola e voto. In: Congresso Internacional de Americanistas (ICA), 2009, México/DF. Congresso Internacional de Americanistas, 53. México: Universidad Iberoamericana, 2009d. CD. P. 1-30.
  • FERRARO, Alceu Ravanello; KREIDLOW, Daniel. Analfabetismo no Brasil: configuração e gênese das desigualdades regionais. Educação e Realidade, Porto alegre, v. 29, n. 2, p. 179-200, jul./dez. 2004.
  • FERRARI(O), Alceu Ravanello. Analfabetismo no Rio Grande do Sul: sua produção e distribuição. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 3-30, jan./jun. 1991.
  • IBGE. Censo Demográfico 1950 Rio de janeiro: IBGE.
  • IBGE. Censo Demográfico 2000 Rio de janeiro: IBGE. Microdados.
  • IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2005 Rio de Janeiro: IBGE. Microdados.
  • IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2008 Rio de Janeiro: IBGE. Microdados.
  • LE GOFF, Jacques. Histoire et Memoire 5. ed. Paris: Gallimard, 1988.
  • MANACORDA, Mario Allighiero. Historia de la Educación Tradução de Miguel Martí. México: Siglo XXI, 1987. 2 vol.
  • MANDEVILLLE, Bernard. La Fábula de las Abejas o Los Vicios Privados Hacen la Prosperidad Pública Tradução de José Ferrater Mora. Comentário crítico, histórico y explicativo de F. B. Kaye. 1. ed., 1. reimpr. México: Fondo de Cultura Económica, 2001. Publicação original em inglês de 1705 a 1729.
  • PAIVA, Vanilda A Escola Pública Brasileira no Início do Século XXI. Lições da História. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (Org.). A Escola Pública no Brasil História e Historiografia. Campinas: Autores Associados, 2005. P. 161-191.
  • PIRENNE, Henri. Histoire de l'Occidente Médiéval Bruges: Desclée de Brouwer, 1951.
  • ROCA, Miguel Soler. El Analfabetismo en América Latina Reflexiones sobre los hechos, los problemas y las perspectivas. UNESCO, set. 1989.
  • UNESCO. Compendio de Estadísticas Relativas al Analfabetismo Edición 1990. Paris: UNESCO, 1990.
  • URRUTIA, César Godoy. Analfabetismo en América Guatemala: Ministério de Educación Pública, 1952.
  • VASCONI, Tomás Amadeo; RECA, Inés C. El Analfabetismo como Fenómeno Estructural y las Perspectivas de una Campaña Nacional de Alfabetización. América Latina, v. 10, n. 2, p. 71-120, 1967.
  • WEINBERG, Gregorio (Org.). Ley 1420 (1883-1884) Debate Parlamentario. 2 v. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1984.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Abr 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    Mar 2011
  • Aceito
    Fev 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br