O Percurso do Conceito de Cooperação na Epistemologia Genética

Autores

  • Liseane Silveira Camargo UFRGS
  • Maria Luíza Rheingantz Becker UFRGS

Palavras-chave:

Cooperação. Epistemologia Genética. Lógica da Reciprocidade. Lógica das Relações.

Resumo

O artigo apresenta o percurso do conceito de cooperação na Epistemologia Genética ao longo dos diferentes períodos da obra piagetiana. Inicialmente, o conceito é abordado como produto de um tipo de relação social e, posteriormente, é tratado como um método de trocas sociais. O conceito nem sempre foi referido diretamente e nem recebeu a mesma atenção do autor nos diferentes períodos da sua obra. Um dos principais referenciais utilizados, complementando o próprio Piaget, foram os autores Montangero e Maurice-Naville, que destacam o conceito como um dos principais da teoria piagetiana. O artigo traz contribuições para a história e compreensão do conceito, como também permite um novo ponto de vista sobre a teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liseane Silveira Camargo, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS). Pedagoga e especialista em Psicopedagogia. Atua como professora de anos iniciais nas redes públicas de ensino estadual do Rio Grande do Sul e municipal de Torres, Rio Grande do Sul.

Maria Luíza Rheingantz Becker, UFRGS

Doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Publicado

2012-08-20

Como Citar

Camargo, L. S., & Becker, M. L. R. (2012). O Percurso do Conceito de Cooperação na Epistemologia Genética. Educação & Realidade, 37(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/17341

Edição

Seção

Artigos