Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul
Palavras-chave:
Educação Popular. Pesquisa Participativa. Colonialidade do Conhecimento. América Latina. Epistemologias do Sul.Resumo
O presente artigo tem por objetivo promover um diálogo entre a educação popular e a pesquisa participativa, considerando que ambas se ancoram em epistemologias surgidas ao sul, o que implica problematizá-las no contexto de (des)colonialidade do conhecimento. Para tanto, Paulo Freire e Orlando Fals Borda são apresentados como importantes interlocutores dos processos educativos/políticos/organizativos na emancipação do espelho eurocêntrico. Compreende-se que a América Latina e a Europa são unidades de conflituosidade, e que as experiências, os métodos e as pedagogias de insurgências, ao valorizarem o outro conhecimento ante a colonialidade do norte, tornam-se fundantes na reinvenção da emancipação social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2011-07-22
Como Citar
Moretti, C. Z., & Adams, T. (2011). Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul. Educação & Realidade, 36(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999
Edição
Seção
Pesquisar em Educação