A Questão do Método e da Metodologia: uma análise da produção acadêmica sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil

Solange Martins Oliveira Magalhães, Ruth Catarina Cerqueira R. de Souza

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir a questão do método e da metodologia desenvolvidos na produção acadêmica sobre os professores(as) dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, período 1995 a 2009. As atividades já realizadas abrangem levantamento da produção, leitura integral dos trabalhos, fichamento e análise. Elegeuse as seguintes categorias de análise: tema, referencial teórico, método, metodologia, tipo de pesquisa, concepções de educação e de professor. Os resultados demonstram as dificuldades na busca do posicionamento conceitual e aprimoramento metódico e metodológico da produção. Apontam para a necessidade de maior rigor teóricometodológico, o que implica na clareza da intencionalidade metódica, das escolhas ontológicas e gnosiológicas dos pesquisadores.


Palavras-chave


Pesquisa Educacional. Professor. Método de Investigação. Formação de Professores.

Texto completo:

Acesso ao artigo


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo