Ensino de História: saberes em lugar de fronteira

Autores

  • Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro UFRJ
  • Fernando de Araújo Penna Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ensino de História. Lugar de Fronteira. Currículo. Saber Docente. Retórica.

Resumo

Esse artigo tem por objetivo discutir a construção teórico-metodológica de pesquisa sobre a relação entre saberes docentes e escolares em narrativas da história escolar. Contribuições teóricas do campo do Currículo e da Didática foram articuladas a referenciais de teorias da História e da Retórica, uma vez que defendemos que a pesquisa sobre ensino de história é lugar de fronteira, onde há produção de saberes a partir de diálogos, de trocas e do reconhecimento das diferenças. Nas explicações analisadas, os professores de História utilizaram comparações, ilustrações, exemplos, metáforas, analogias para negociar a distância entre os saberes de seus alunos e os saberes objeto de ensino/aprendizagem, nos processos de produção e atribuição de sentidos aos saberes escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, UFRJ

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro é professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRJ. É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Currículo (NEC/UFRJ) onde desenvolveu a pesquisa A história ensinada: saber escolar e saberes docentes em narrativas da história escolar. Suas pesquisas e publicações estão relacionadas a contribuições teóricas da epistemologia da história e do campo do currículo para a investigação dos saberes mobilizados na prática e formação docentes.
E-mail: anamont@ufrj.br

Fernando de Araújo Penna, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

 

Fernando de Araujo Penna é doutorando do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRJ. Sua pesquisa investiga o processo de formação docente no currículo do curso de graduação em história.

E-mail: f_penna@yahoo.com.br

Arquivos adicionais

Publicado

2011-04-15

Como Citar

Monteiro, A. M. F. da C., & Penna, F. de A. (2011). Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação & Realidade, 36(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15080

Edição

Seção

Ensino de História

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)