Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar
Palavras-chave:
Disciplina Escolar. Livro Didático. Ensino de História. Professor/ Autor. Historiografia.Resumo
O trabalho tem como objetivo discutir a contribuição dos historiadores franceses Charles-Victor Langlois e Charles Seignobos na constituição de uma pedagogia dahistória escolar no ensino secundário brasileiro. Como historiadores e docentes, suas produções abrangem não só textos históricos de metodologia da pesquisa histórica, mas também textos de metodologia do ensino dessa disciplina e livros didáticos. Suas obras foram lidas e referenciadas por professores e autores didáticos no Brasil, o que as tornam de grande interesse para este estudo sobre os processos de circulação, apropriação e construção de saberes nos textos publicados sobre educação e história no final do século XIX e início de século XX.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2011-04-15
Como Citar
Gasparello, A. M. (2011). Uma Pedagogia Histórica: caminhos para uma história da disciplina escolar. Educação &Amp; Realidade, 36(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15071
Edição
Seção
Ensino de História