Ciências da Educação, Escolarização e Abjeção: diferença e construção da desigualdade.

Autores

  • Thomas Popkewitz University of Wisconsin - Madison

Palavras-chave:

Ciências da Educação. Políticas de Escolarização. Inclusão/Exclusão Social.

Resumo

Neste artigo, traço uma história das ciências dirigidas à escola na
virada do século XX e hoje, focando primordialmente os EUA, e exploro os gestos
dúbios de esperança e medo como uma história do presente. Considero os temas de
salvação da educação progressista americana na pedagogia escolar, no cosmopolitismo
da criança que envolve seu gesto de oposto da abjeção e da exclusão nas novas sociologias
da comunidade e da vida da familiar urbana. Retorno aos temas da salvação, da
educação e da comunidade urbana nas reformas contemporâneas num cosmopolitismo
do presente que dirige a atenção às qualidades da criança associadas à aprendizagem ao
longo da vida que existe em relação aos medos daquela criança que vive fora do espaço
cultural desse cosmopolitismo.

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Biografia do Autor

Thomas Popkewitz, University of Wisconsin - Madison

Thomas Popkewitz é professor da Faculdade de Educação da University of
Wisconsin Madison, Wisconsin, Estados Unidos. Suas pesquisas examinam
os sistemas de razão que governam as políticas educacionais e as pesquisas
sobre a pedagogia e a formação de professores.
E-mail: tspopkew@wisc.edu

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Publicado

2010-09-24

Como Citar

Popkewitz, T. (2010). Ciências da Educação, Escolarização e Abjeção: diferença e construção da desigualdade. Educação & Realidade, 35(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13115

Edição

Seção

Educação Infantil