Infância, Arte de Governo Pedagógica e Cuidado de Si.
Palavras-chave:
Infância. Arte Pedagógica. Governamentalização. Cuidado de Si. Foucault. Lyotard.Resumo
Este ensaiorecupera o sentido original da infância para problematizar as ambições modernas de seu
pleno governo por meio da arte pedagógica, na modernidade, e para analisar o seu
potencial de resistência, na atualidade, discutindo as possibilidades desta se reconverter
em práxis que requer o cuidado de si e daquela ser assumida como uma dívida por parte
dos educadores. Para isso, recorreremos aos conceitos foucaultianos de
governamentalização e de cuidado de si e à noção lyotardiana de dívida para com a
infância. Dessa perspectiva teórico-conceitual, esperamos oferecer algumas pistas para
que, como educadores, pensemos o cuidado com esse outro, na arte pedagógica, a partir
da crítica filosófica aos abusos do poder e da recomendação socrática sobre o cuidado de
si.
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Publicado
2010-09-24
Como Citar
Pagni, P. A. (2010). Infância, Arte de Governo Pedagógica e Cuidado de Si. Educação & Realidade, 35(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13087
Edição
Seção
Educação Infantil