Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola

Autores

  • Mara Aparecida Magero Galvani

Palavras-chave:

leitura, ensino de artes visuais, educação patrimonial, cidade e escola.

Resumo

O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nesta discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Aparecida Magero Galvani

Mara Aparecida Magero Galvani é Mestre em Educação pela UFRGS, artista plástica e professora de Arte do Colégio Estadual Farroupilha, na cidade de Farroupilha, RS.

Arquivos adicionais

Publicado

2010-03-22

Como Citar

Galvani, M. A. M. (2010). Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola. Educação & Realidade, 30(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12448

Edição

Seção

Artigos