A estética no ensino das artes visuais

Autores

  • Maria Helena Wagner Rossi

Palavras-chave:

ensino de artes visuais, educação estética, compreensão estética.

Resumo

O artigo discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi conhecer o processo de desenvolvimento da compreensão estética visual de alunos, em função de uma exposição sistematizada a atividades de leitura e discussão estética durante as oito séries da Educação Fundamental, numa mesma turma, em estudo longitudinal. Compara a compreensão estética dos alunos do grupo experimental com a de alunos do grupo controle, apresentando trechos dos diálogos realizados frente às obras e às imagens. Defende a introdução da discussão estética em sala de aula, desde as séries iniciais, respeitando e valorizando as idéias e teorias intuitivas que os alunos trazem, criticando as abordagens de leitura de imagens vigentes, normalmente de cunho formalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Wagner Rossi

Maria Helena Wagner Rossi, doutora em Educação pela UFRGS, é professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Arquivos adicionais

Publicado

2010-03-22

Como Citar

Rossi, M. H. W. (2010). A estética no ensino das artes visuais. Educação & Realidade, 30(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12415

Edição

Seção

Artigos