A estética no ensino das artes visuais

Maria Helena Wagner Rossi

Resumo


O artigo discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi conhecer o processo de desenvolvimento da compreensão estética visual de alunos, em função de uma exposição sistematizada a atividades de leitura e discussão estética durante as oito séries da Educação Fundamental, numa mesma turma, em estudo longitudinal. Compara a compreensão estética dos alunos do grupo experimental com a de alunos do grupo controle, apresentando trechos dos diálogos realizados frente às obras e às imagens. Defende a introdução da discussão estética em sala de aula, desde as séries iniciais, respeitando e valorizando as idéias e teorias intuitivas que os alunos trazem, criticando as abordagens de leitura de imagens vigentes, normalmente de cunho formalista.

Palavras-chave


ensino de artes visuais, educação estética, compreensão estética.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Entre 26 e 30 de outubro, Educação & Realidade participou da Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas. Veja a nossa participação (com vídeos, textos e podcast):

Primeiro dia:

http://gg.gg/blog-scielo-1-1

http://gg.gg/blog-scielo-1-2 

Segundo dia:

http://gg.gg/blog-scielo-2-1

http://gg.gg/blog-scielo-2-2

Terceiro dia:

http://gg.gg/blog-scielo-3-1

http://gg.gg/blog-scielo-3-2

Quarto dia:

http://gg.gg/blog-scielo-4-1

http://gg.gg/blog-scielo-4-2

Quinto e último dia:

http://gg.gg/blog-scielo-5-1

http://gg.gg/blog-scielo-5-2


Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo