O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática

Autores

Palavras-chave:

Ensino Industrial, Formação de Professores, Monumentos/Documentos.

Resumo

Este artigo tem por finalidade discutir a Escola Técnica Nacional (ETN) em seu protagonismo na formação de professores para o Ensino Técnico e algumas das ideias que circulavam na época, desde suas origens até o período que culminou com o funcionamento da ETN. Para essa discussão foram utilizadas as seguintes fontes de pesquisa: o monumento arquitetônico, a antiga sede do Ministério da Educação e Saúde (MES), documentos do arquivo da Escola, e do arquivo da Casa Museu de Villa-Lobos, os Boletins da CBAI, o livro didático Matemática e a obra traduzida pela CBAI Psicologia para professores do ensino industria’. Analisar esses Documentos/Monumentos permitiu verificar alguns elementos dessas ideias circulantes: a eugenia, o nacionalismo e a finalidade da Matemática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elmha Coelho Martins Moura, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu/PR

Elmha Coelho Martins Moura é doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP). Professora da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), Campus Universitário de Foz do Iguaçu, Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN), Curso Matemática. 

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Moura, E. C. M. (2021). O Protagonismo da Escola Técnica Nacional na Formação de Professores: o que dizem os monumentos e a Matemática. Educação & Realidade, 46(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/112166

Edição

Seção

Educação Matemática