O Processo de Identização Docente na Rede Municipal de Porto Alegre.

Lisandra Oliveira e Silva, Vicente Molina Neto

Resumo


RESUMO – O Processo de Identização Docente na Rede Municipal de Porto Alegre.  Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida.

Palavras-chave


Processo de Identização. Docentes de Educação Física. Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

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