A Experiência é Formadora?

Autores

  • Yves Schwartz Universidade de Provense

Palavras-chave:

Ergologia. Saber. Experiência. Trabalho. Educação.

Resumo

RESUMO – A experiência é formadora?

 

 

Este texto interroga-se sobre a função formadora da experiência e propõe uma série de questões, entre elas, o que é a experiência? Trata-se de formar aquele que faz experiência ou aquele que não tem esta experiência? Formar para fazer o quê? Como fazer falar a experiência? Qual é a articulação possível entre o polo do saber formal e aquele da experiência? O autor aborda essas questões problematizando a história filosófica do conceito de experiência. Essa passagem pela filosofia indica que é preciso pensar outra coisa, além disso, que foi pensado até o momento como experiência, para poder dar um sentido à questão de saber se ela é formadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yves Schwartz, Universidade de Provense

Yves Raymond Schwartz é filósofo, professor da Universidade de Provence, membro do Instituto Universitário da França (1993-2003). É um dos fundadores do dispositivo de ensino e de pesquisa Análise Pluridisciplinar de Situações de Trabalho - APST em 1984 que resultou na criação do Departamento de Ergologia na Universidade de Provence – França, em 1997.

E-mail: yves.schwartz@univ-provence.fr

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-20

Como Citar

Schwartz, Y. (2010). A Experiência é Formadora?. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11030

Edição

Seção

EJA e Educação Profissional