Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no

Autores

  • Ernesto Macedo Reis CEFET-Campos
  • Marília Paixão Linhares LCFIS/UENF

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem.

Resumo

RESUMO - Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no

PROEJA. Este artigo apresenta resultados de uma experiência de inovação curricular

no ensino presencial de Ciências e foi realizada com uma turma de educação profissional de jovens e adultos. A proposta pedagógica está apoiada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Casos e no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). O objetivo da pesquisa é analisar a adequação dos recursos tecnológicos adotados, a partir da participação dos estudantes em estudos de temas que favorecem a aprendizagem para o trabalho e a cidadania. São analisadas a evolução das concepções dos estudantes e a aquisição de atitudes e habilidades adequadas, durante a realização de um Estudo de Caso sobre nanotecnologia. A análise conclui que os espaços virtuais podem contribuir para a aprendizagem significativa, constituindo-se em importante recurso para o ensino de Ciências, de modo particular, na Educação Profissional de Jovens e Adultos.

Palavras-Chave: Aprendizagem Baseada em Caso. Ambiente de aprendizagem.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto Macedo Reis, CEFET-Campos

Ernesto Macedo Reis é professor de Física do CEFET-Campos, mestre em Informática Educativa pelo NCE/UFRJ e doutor em Ciências Naturais pela UENF. É coordenador no CEFET-Campos do projeto “Educando Jovens e Adultos para a Ciência com Tecnologias de Informação e Comunicação”.

E-mail: ernestolbr@yahoo.com.br

Marília Paixão Linhares, LCFIS/UENF

Marília Paixão Linhares é professora do LCFIS/UENF, mestre em Física do Estado Sólido pelo IF/USP e doutora em Ciências Físicas pelo CBPF. É pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais do CCT/ UENF e coordenadora na UENF do projeto “Educando Jovens e Adultos para a Ciência com Tecnologias de Informação e Comunicação”.

E-mail: paixãoli@uenf.br

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-20

Como Citar

Reis, E. M., & Linhares, M. P. (2010). Ensino de Ciências com Tecnologias: um caminho metodológico no. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11028

Edição

Seção

EJA e Educação Profissional