EJA, Trabalho e Educação na Formação Profissional: possibilidades e limites

Autores

  • Eliane Dayse Pontes Furtado Universidade Federal do Ceará
  • Kátia Regina Rodrigues Lima Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

EJA. Trabalho e Educação. PROEJA.

Resumo

RESUMO – EJA, Trabalho e Educação na Formação Profissional: possibilidades e limites.

A Educação Profissional e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao longo de décadas de sua história percorreram caminhos difíceis e conturbados. Nesse sentido, a realização da V Conferência Internacional de Educação de Adultos - V Confintea, em Hamburgo, na Alemanha, em 1997 trouxe a contribuição de um conceito ampliado de EJA, em que é destacada a presença da relação educação e trabalho, isto é, a integração entre qualificações técnicas e profissionais, como elemento importante para a participação do sujeito no processo de produção de bens da sociedade, bem como das necessidades individuais. Este artigo pretende discutir a articulação entre EJA, Trabalho e Educação, na formação profissional levantando as possibilidades de integração entre as áreas supracitadas problematizando os pontos de confluência entre as áreas e as possíveis dificuldades e possibilidades para consecução deste desafio, imprescindível para uma formação integral de sujeitos jovens e trabalhadores.

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Biografia do Autor

Eliane Dayse Pontes Furtado, Universidade Federal do Ceará

 

Eliane Dayse Pontes Furtado é professora e pesquisadora no programa de pósgraduação em Educação Brasileira da Faced/UFC. Possui PhD em Educação Popular na Universidade de Manchester-Inglaterra, mestrado em Desenvolvimento Social e Rural na Universidade de Reading, Inglaterra, e pós-doutorado no Instituto de Educação de Londres.

E-mail: eliane.dayse@pq.cnpq.br e eliane.dayse@yahoo.com.br

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Federal do Ceará

 Kátia Regina Rodrigues Lima é professora do programa de pós-graduação em Educação Brasileira da FACED/UFC e da Universidade Estadual Vale do Acaraú. É mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC e doutora em

Educação pela Universidade Federal de São Carlos -UFSCar.

E-mail: kareli20042004@yahoo.com.br

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-19

Como Citar

Furtado, E. D. P., & Lima, K. R. R. (2010). EJA, Trabalho e Educação na Formação Profissional: possibilidades e limites. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11025

Edição

Seção

EJA e Educação Profissional