Crise Educacional e Ambiental em Paulo Freire e Enrique Leff: por uma pedagogia ambiental crítica

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Paulo Freire, Enrique Leff, Pedagogia Crítica.

Resumo

O artigo dialoga as contribuições de Paulo Freire sobre a crise educacional com as de Enrique Leff sobre a crise ambiental. Para tal, analisamos que tanto o contexto da educação, quanto o contexto do meio ambiente refletem problemáticas sistêmicas, epistemológicas e civilizatórias que produzem práticas e pensamentos insustentáveis e hegemônicos. Partimos, assim, de revisões bibliográficas entre Paulo Freire e Enrique Leff, dialogando com metodologias e correntes do materialismo histórico dialético e do pensamento descolonial. Verificamos que a pedagogia ambiental, como resultado simbiótico da inter-relação das contribuições dos marcos teóricos estudados, se perfaz como caminho para enfrentamento da crise ambiental e dos recursos naturais e como novo modelo civilizatório por meio da criticidade, complexidade, transdisciplinaridade, sustentabilidade e justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor de Oliveira Martins, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB

Victor de Oliveira Martins é graduando do Curso de Direito do Departamento de Ciências Jurídicas na Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador em Grupo de Pesquisa Saberes Ambientais e Culturais: Estudos em Homenagem a Enrique Leff (ESAEL/CNPq).

Alana Ramos Araujo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande/PB

Alana Ramos Araujo é doutora em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ/CCJ/UFPB). Professora da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACS/CH/UFCG). Grupo de Pesquisa Saberes Ambientais e Culturais: Estudos em Homenagem a Enrique Leff (ESAEL/CNPq). Vice-Diretora do Instituto o Direito por um Planeta Verde.

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Martins, V. de O., & Araujo, A. R. (2021). Crise Educacional e Ambiental em Paulo Freire e Enrique Leff: por uma pedagogia ambiental crítica. Educação & Realidade, 46(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/105854

Edição

Seção

Artigos