ARTE POP E BIZANTINA NA ICONOGRAFIA CARISMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8136.106942

Palavras-chave:

Carismas Tecnológicos, Arte Pop, Arte Bizantina, Cristianismo

Resumo

O objetivo deste artigo é buscar entender o lugar das referências iconográficas da comunidade carismática católica Canção Nova na proposta de experiência cristã com base na ação do Espírito Santo mantida pelo coletivo. As imagens ilustrando a iconografia Canção Nova foram fotografadas pessoalmente nas diversas dependências da comunidade (lojas, salões dos grupos de oração, complexo da Chácara Santa Cruz, estúdios, capelas) visitadas ao longo da pesquisa de campo e no material gráfico dos produtos em comunicação do grupo. Dois registros artísticos servem de referência para a composição do discurso visual deles: o Bizantino e a Pop Arte. A hipótese a ser trabalhada é de que tais estilos são condizentes com a proposta de Cristianismo do coletivo carismático, baseada nos temas da inovação, em relação a outras formas de praticar o catolicismo, e da transmissão de fluxos espirituais, com destaque para o preenchimento pelo Espírito Santo.

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Biografia do Autor

Evandro de Sousa Bonfim, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)

Doutor em Antropologia pelo PPGAS/Museu Nacional-UFRJ

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Bonfim, E. de S. (2021). ARTE POP E BIZANTINA NA ICONOGRAFIA CARISMÁTICA. Debates Do NER, 1(39), 263–292. https://doi.org/10.22456/1982-8136.106942