IL GIUDIZIO UNIVERSALE: AS GRAFIAS DA DOR NA CAPELA SISTINA

Autores

  • Marcelo Ramos Saldanha Faculdades EST

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8136.89957

Palavras-chave:

Michelangelo. Sistina. Renascença.

Resumo

O presente artigo pretende identificar a teologia imagética do artista florentino Michelangelo Buonarroti, que foi cristalizada na iconografia dos afrescos sistinos, em especial, no afresco do altar denominado Il Giudizio Universal. A partir de uma análise desses afrescos, busco compreender como a dor, decorrente da elaboração quase solitária da pintura, em meio à instabilidade teológica e social do período, marcou sua forma de ler o mundo e a sua relação com o sagrado, permitindo que as ideias das reformas protestantes, lidas a partir do movimento reformista italiano denominado de Spirituali, fossem grafadas no principal templo da cristandade.

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

Ramos Saldanha, M. (2019). IL GIUDIZIO UNIVERSALE: AS GRAFIAS DA DOR NA CAPELA SISTINA. Debates Do NER, 2(34), 279–302. https://doi.org/10.22456/1982-8136.89957