Abolição do estado burguês e extinção do Estado proletário. Revolução e ditadura do proletariado no marxismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.88174

Palavras-chave:

Estado, Ditadura Proletária, Revolução Comunista, Anarquismo, O comunismo.

Resumo

O processo de revolução política do marxismo significa, pela abolição do Estado burguês, o ato pelo qual o proletariado toma o poder após a revolução e abole a situação anterior a essa revolução, e qualquer possibilidade de retornar a ela. Da mesma forma, a ditadura do proletariado, o Estado proletário como a classe dominante, passa por um processo que consiste, na realidade, em superar qualquer possibilidade de retornar à situação anterior. Esse cancelamento e superação da situação anterior, a capitalista, não supõe a supressão da administração e apropriação do território, recursos e população que, legal e legitimamente, toda sociedade política realiza. A metodologia que usaremos será a comparação de textos de Marx, Engels e Lênin para concluir que na sociedade comunista o Estado é anulado e superado em um sentido dialético histórico, mas não é realmente destruído como tal. Pelo contrário, fará parte de uma unidade superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Santiago Javier Armesilla Conde, Euro-Mediterranean University Institute (EMUI)

Investigador del Departamento de Economía, Desarrollo y Medio Ambiente del Euro-Mediterranean University Institute (EMUI)

Publicado

2019-04-22

Como Citar

Armesilla Conde, S. J. (2019). Abolição do estado burguês e extinção do Estado proletário. Revolução e ditadura do proletariado no marxismo. Revista Debates, 13(1), 40–57. https://doi.org/10.22456/1982-5269.88174