Estado e Relações de Poder: notas para um debate acerca das políticas públicas

Autores

  • Hugo Feitosa Gonçalves Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS/UFRN)
  • Rosilene Dias Montenegro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.88619

Palavras-chave:

Estado, Políticas Públicas, Relações de Poder, Epistemologia.

Resumo

Este ensaio tem como marco teórico o debate sobre “Estado”, “relações de poder” e “políticas públicas”. Com o objetivo de apresentar um debate teórico-epistemológico e descrever uma base metodológica para análises das relações de poder nas estruturas do Estado capitalista na produção de políticas públicas, busca-se aqui responder: quais categorias são consideradas relevantes, nas diversas perspectivas teóricas, em uma análise sobre processos de produção de políticas públicas? A partir de uma revisão de literatura, este ensaio volta-se inicialmente para apresentar diferentes concepções sobre o Estado, políticas públicas e alguns dos mais importantes atores e fatores influentes no processo de produção das políticas. No último momento se apresenta fatores analíticos, a partir de uma perspectiva interacionista, de influência mútua entre as superestruturas e as estruturas sociais, institucionais e individuais, para a análise das relações no processo de produção de políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Feitosa Gonçalves, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS/UFRN)

Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Lutas de Classes na América Latina (Práxis) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Grupo de Pesquisa sobre a Economia do Nordeste (GPNe) da UFCG.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Gonçalves, H. F., & Dias Montenegro, R. (2019). Estado e Relações de Poder: notas para um debate acerca das políticas públicas. Revista Debates, 13(2), 5–23. https://doi.org/10.22456/1982-5269.88619