Capital social e desempenho institucional no SUAS das cidades de Caxias do Sul e Novo Hamburgo

Autores

  • Douglas Marques Universidade Feevale
  • Everton Rodrigo Santos Universidade Feevale
  • Scarleth Gabriela Ribeiro Duarte Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.81985

Palavras-chave:

Capital Social, Políticas Públicas, Desempenho institucional, Rio Grande do Sul.

Resumo

O presente artigo baseia-se na teoria de Putnam, buscando verificar o impacto do capital social no desempenho institucional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Rio Grande do Sul, em especial nas cidades de Caxias do Sul e de Novo Hamburgo. Desta forma, pretendemos demonstrar, comparativamente, a relação entre o acúmulo do capital social e a qualidade do desempenho institucional nas políticas públicas. Utilizamo-nos de pesquisa de opinião pública, tipo survey, por meio de duas baterias de testes nas cidades em tela, totalizando 382 questionários aplicados diretamente aos usuários do SUAS. Neste sentido, estatisticamente foi possível afirmar nossa hipótese, qual seja, que existe relação positiva entre capital social e a qualidade do desempenho institucional nas políticas públicas, assim, na medida em que cresce o estoque de capital social, melhor a população avalia as políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Marques, Universidade Feevale

Doutor (2018) e Mestre (2014) em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale; Especialista no Pensamento Marxista pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) (2011); Graduado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) (2010). É Pós-doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Na mesma universidade atua como colaborador do grupo de pesquisa Metropolização e Desenvolvimento Regional. Desenvolve suas pesquisas numa perspectiva interdisciplinar sobre as temáticas de políticas públicas, capital social, descentralização, participação e desempenho institucional. Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, vinculado ao curso de Serviço Social. Também é professor visitante do curso de Pós-Graduação em Diversidade e desenvolvimento de práticas inclusivas da Universidade La Salle.

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale

Pós Doutor e Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Professor no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e coordenador do grupo de pesquisa Metropolização e Desenvolvimento Regional pela Universidade Feevale.

Scarleth Gabriela Ribeiro Duarte, Universidade Feevale

Graduanda em Publicidade e Propaganda e Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de pesquisa Metropolização e Desenvolvimento Regional pela Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Marques, D., Santos, E. R., & Ribeiro Duarte, S. G. (2019). Capital social e desempenho institucional no SUAS das cidades de Caxias do Sul e Novo Hamburgo. Revista Debates, 13(3), 132–155. https://doi.org/10.22456/1982-5269.81985

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)