CAPITAL SOCIAL E PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM IJUÍ – RS

Autores

  • Dejalma Cremonese UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.26098

Palavras-chave:

Capital Social, Participação, Democracia.

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar os níveis de participação político-social do município de Ijuí – Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. A hipótese principal é que práticas cada vez menos recorrentes de ações cívicas (participativas, associativas e de confiança) entre os membros da comunidade nas últimas décadas constituem a principal causa da variação negativa do capital social do município. O referencial teórico e metodológico utilizado neste artigo segue a abordagem do capital social, proposta por Robert Putnam. A segunda parte analisa os resultados do survey aplicado no ano de 2005 (400 entrevistas). A comparação longitudinal entre o survey de 2005 com o de 1968 indica o declínio de manifestações cívicas com a diminuição da participação política convencional, altos índices de desconfiança, redução do associativismo e cooperação. Estes resultados comprovam a hipótese central da variação negativa do capital social em Ijuí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dejalma Cremonese, UFSM

Possui graduação em Filosofia - Habilitação em História pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição - Viamão RS (1990); graduação em Teologia - Faculdades Palotinas (1992 - incompleto) - Sta Maria RS, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da UFSM. Tem experiência na área de Filosofia e Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, Teoria do Estado e Cultura Política e, atuando principalmente nos seguintes temas: Capital Social, Participação e Democracia.

Downloads

Publicado

2012-05-04

Como Citar

Cremonese, D. (2012). CAPITAL SOCIAL E PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM IJUÍ – RS. Revista Debates, 6(1), 61. https://doi.org/10.22456/1982-5269.26098

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.