COMUNICAÇÃO, CRÍTICA E CIDADANIA: RELEITURAS TEÓRICAS E PERSPECTIVAS PRÁTICAS

Raquel Paiva, Marcelo Monteiro Gabbay

Resumo


O presente artigo apresenta uma primeira aproximação da retomada dos estudos de leitura crítica dos meios de comunicação a partir da releitura da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt sob uma ótica contemporânea, passando pela definição de cidadania e de experiências realizadas no Brasil e na América Latina nas últimas décadas no âmbito da formação crítica em Comunicação. Neste trabalho inicial, o foco se concentra na revisão de estudos e práticas reflexivo-teóricos, e na aproximação com o campo da Educação e suas possibilidades pragmáticas.

Palavras-chave


Leitura Crítica; Cidadania; Escola de Frankfurt; União Cristã Brasileira de Comunicação Social; Comunicação Comunitária.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-5269.12268

ISSN Eletrônico 1982-5269 / ISSN Impresso 2236-479X Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.