Obstáculos às teorias da diferenciação: colonização e modernidade na formação social brasileira

Autores

  • Vinícius Folleto Bevilaqua

Resumo

As teorias da diferenciação percorrem um longo caminho na tradição sociológica. De Spencer a Luhmann e Bourdieu, as principais teorizações perpassam o contexto histórico europeu. Fundamentalmente, essas teorias tentaram explicar as estruturas da sociedade moderna através de um viés marcadamente histórico. Frente a essa constatação, importar teorias da diferenciação europeias ao Brasil sugere desafios. O objetivo do artigo é refletir sobre os obstáculos apresentados à teoria da diferenciação quando seu objeto de estudo é o Brasil. Assim, veicula-se a revisão bibliográfica de trabalhos sobre a teoria da diferenciação e sobre a formação social, política e econômica brasileira como metodologia empregada. Como resultados, são identificados dois obstáculos: a) o obstáculo moderno, ou seja, a diferente formação sócio-histórica do Brasil no século XIX em comparação às nações europeias; e b) o obstáculo colonial, ou seja, a relação colônia vs. metrópole estabelecida entre o Brasil e Portugal. Argumentando na conclusão que considerar a premissa histórica é fundamental para a elaboração de qualquer teoria da diferenciação sobre o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Folleto Bevilaqua

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor substituto na Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

09-11-2015

Como Citar

BEVILAQUA, V. F. Obstáculos às teorias da diferenciação: colonização e modernidade na formação social brasileira. Revista Contraponto, [S. l.], v. 2, n. 2, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/59928. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos