Podemos pensar filosoficamente pelo Cinema?
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar as possibilidades de ensinar a pensar filosoficamente a Filosofia na sala de aula através da experiência estética com o Cinema. Nosso objetivo principal é pensar numa proposta metodológica que acene para um pensar filosoficamente e nos leve a refletir sobre as seguintes questões: a Filosofia, associada ao Cinema, pode nos trazer ganhos que nos possibilitem ensinar a pensar filosoficamente? E, ainda, qual a potência do Cinema na Educação? A metodologia empregada será a abordagem qualitativa com análise bibliográfica. Os resultados nos mostram que a presença do Cinema nas aulas de Filosofia pode trazer ganhos significativos no que concerne à experimentação do pensamento e à sensibilização pela Arte.
Palavras-Chave: Ensino de Filosofia; Cinema; Experiência filosófica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Em caso de aprovação do artigo, os autores cedem automaticamente seus direitos de autoria à Revista Contraponto, a qual passa a deter a posse dos direitos referentes aos trabalhos publicados, mantendo o autor, contudo, os direitos morais sobre os mesmos, a exemplo de sua identificação como autor sempre que houver publicação de seu texto. Também é possível, desde que formalmente solicitado pelo(s) autor(es), obter a autorização para publicar o trabalho em forma de capitulo de livro, somente exigindo-se que a publicação obedeça os dados iniciais de publicação no periódico. O(s) autor(es) podem, ainda, copiar e distribuir livremente seu texto em meio eletrônico, sendo vedada, no entanto, a revenda dos mesmos.