Estudos Alimentares frente aos desafios contemporâneos

Autores

  • Arthur Saldanha dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Marília Luz David Professora Adjunta A Nível II do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Maycon Noremberg Schubert Professor Adjunto no Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Resumo

Os estudos alimentares têm muito a dizer sobre a ordem social vigente e se desdobram em diferentes frentes de análise nas Ciências Sociais. Tais frentes perpassam aspectos culturais, políticos, econômicos, sociais e ambientais. A Sociologia tem analisado como diferentes atores têm respondido aos diversos desafios contemporâneos de forma individual e/ou coletivamente e como isso tem transformado práticas de produção, distribuição e consumo de alimentos. Desse modo, estes estudos trazem aportes importantes para a teoria social contemporânea, sinalizando tendências de mercado e consumo, assim como controvérsias emergentes, além de estabelecer interfaces com questões teóricas pertinentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Saldanha dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre pelo Curso Associado entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) em Sociedade, Ambiente e Território ( PPG-SAT). Bacharel em Humanidades pela Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Dedicou-se, principalmente, às linhas de estudos que estão centradas nas juventudes rurais e agricultura familiar e, mais atualmente, às participações das juventudes nos movimentos sociais e culturas alimentares digitais. Está como integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD/UFRGS), bem como da Equipe Editorial da Revista Contraponto - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS.

Marília Luz David, Professora Adjunta A Nível II do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professora Adjunta A Nível II do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Maycon Noremberg Schubert, Professor Adjunto no Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professor Adjunto no Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2020-12-21