AS ESTAMPAS DO BOLSONARO2018 E DO ELENÃO: ENFRENTAMENTO ESTÉTICO-POLÍTICO NO NOVO CENÁRIO BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES POTENCIALIZADAS PELA VESTIMENTA NA CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS

Autores

  • Baga Campos
  • Hanna Rodrigues

Resumo

O debate proposto para este artigo debruça-se sobre o uso das roupas com as estampas descritas com Bolsonaro2018 e EleNão, a partir da análise no campo de polarizações instauradas e dos enfrentamentos sociais, políticos e estéticos no Brasil. A partir de uma abordagem teórico-metodológica culturalista da política, que visa uma análise qualitativa das experiências estéticas do fenômeno sócio-poítico analisado, procuramos observar como o uso de uma das referidas estampa, além de configurar um posicionamento político e estético, também nos comunica sobre as atuações em que essa mídia em movimento pode implicar socialmente. Assim, refletiremos sobre os efeitos sensíveis que a roupa pode provocar enquanto atuação que se reverbera não somente nas relações sociais, como também no processo de convergência em que sua composição permite interagir com outras mídias, tornando-a potente enquanto fenômeno de observação de uma narrativa transmidiática, ao qual destacamos as novas faces de embate entre aqueles/as que expurgam os corpos não-hegemônicos e aqueles/as que defendem uma política anti-fascista. Portanto, é do nosso interesse rediscutir os movimentos que emplacaram as estampas, refletindo sobre como tais aparições se fortalecem e repotencializam nesse jogo de cisões.

Palavras-chave: vestimenta; estampa; política; estética; Bolsonaro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-12-2019

Como Citar

CAMPOS, B.; RODRIGUES, H. AS ESTAMPAS DO BOLSONARO2018 E DO ELENÃO: ENFRENTAMENTO ESTÉTICO-POLÍTICO NO NOVO CENÁRIO BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES POTENCIALIZADAS PELA VESTIMENTA NA CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS. Revista Contraponto, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/100724. Acesso em: 28 mar. 2024.