Chamada para publicação 2019/2: Dossiê "Sociologias, ambientes e o debate colonial"

Encontra-se aberta, até dia 23 de setembro de 2019, a chamada de artigos para compor o Dossiê Sociologias, ambientes e o debate colonial, organizado pelos professores Dra. Lorena Fleury, Dr. Felipe Vargas e Me. Aline Radaelli.

Este dossiê privilegia trabalhos que explorem novas articulações entre o fazer científico sociológico, os problemas ambientais e o debate colonial à luz das contribuições pós/de/anticoloniais. São bem-vindos relatos empíricos, discussões sobre desafios metodológicos e  sobre novas possibilidades analíticas no entrelaçamento entre ambiente e colonialidade.

O ponto de inflexão entre o campo de produção sociológico que denominamos de “questão ambiental” e o “debate colonial” emerge a partir do momento em que o modo de relação dos sujeitos com seu meio se apresenta como um dos elementos estruturais da episteme moderna, aquele que classifica, racializa e objetiva o outro a partir da partição ontológica do mundo em sociedade-e-natureza.

Reforçamos, então, que as novas epistemologias excedem o conhecimento produzido no Norte global, trazendo contribuições situadas que se efetuam por meio da expressão crítica e da valorização de conhecimentos produzidos a partir do Sul. Estas contribuições, ademais, buscam enfrentar os desafios do presente século, isto é, a chamada “crise ambiental”, de forma mais aprofundada e dialógica que a do espaço epistêmico hegemônico eurocêntrico.

Assim, os pensamentos produzidos no contexto do que se chama de "giro decolonial" permitem problematizar nossa capacidade de compreensão do mundo, ampliando nosso horizonte crítico para sentir e pensar sobre a existência de vários outros mundos permeados por outras éticas e existências e outros ambientes e conflitos, resultantes do encontro entre a multiplicidade de modos de viver e habitar a terra com o capitalismo hegemônico e dominante.

Ressalta-se que, neste mesmo período, a Revista Contraponto também receberá artigos de temática livre e resenhas. Interessados devem se atentar para as regras de formatação presentes no site https://seer.ufrgs.br/contraponto, na seção "Diretrizes para autores”. 

Para esta edição, exclusivamente, a equipe receberá artigos e resenhas somente pelo email admcontraponto@gmail.com. 

Data de abertura da chamada: 22/julho/2019.

Prazo final para envio de artigos temáticos, livres e resenhas: 23/setembro/2019.