Intersecções de letramento literário em língua materna e língua estrangeira

Autores

  • Fernanda Boarin Boechat
  • Catarina Portinho-Nauiack

Resumo

A arte tem lugar fundamental para pensarmos cultura e sociedade. Assim, a literatura é tratada aqui como discurso social que pode ser debatido. Discutiremos o ensino de Literatura em LE em diálogo com práticas de Letramento literário em Língua Materna (LM). Para tanto, abandona-se a abordagem centrada na competência linguística do aluno em LE. Inicia-se pela ativação/construção de um repertório prévio em LM, que será base para a leitura em LE. Dessa forma, é possível preservar a potencialidade da leitura de literatura, entendida como medium de construção de um universo histórico-cultural e posicionamento crítico do sujeito. Como exemplo, apresentaremos uma proposta de aproximação pedagógica e intercultural com romances do gênero discursivo Bildungsroman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10.09.2019

Como Citar

Boarin Boechat, F., & Portinho-Nauiack, C. (2019). Intersecções de letramento literário em língua materna e língua estrangeira. Contingentia, 7(1), 29–50. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/contingentia/article/view/96332

Edição

Seção

Artigos