Uma Mulher contra o Nazismo: Ricarda Huch

Autores

  • Elcio Loureiro Cornelsen UFMG

Resumo

Nossa contribuição visa à análise das condições de produção literária na Alemanha durante o regime nazista. Para isso, elegemos a escritora Ricarda Huch como uma das representantes da chamada “Emigração Interior”, tendência literária promovida por escritores que não se colocaram a serviço dos interesses do Estado, mas que, ao contrário, procuravam veicular através de suas obras valores humanistas e críticas ao status quo, não obstante a censura a que eram submetidas, muitas vezes, colocando a vida em risco. A antologia poética Herbstfeuer (“Fogo de Outono”), publicada em 1944, é um dos exemplos mais significativos da literatura de resistência sob o jugo do nazismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elcio Loureiro Cornelsen, UFMG

Possui graduação em Letras Alemão e Português pela Universidade de São Paulo (1992) , especialização em Germanística pela Albert-Ludwigs Universität Freiburg (1993) , mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Germanística pela Freie Universitat Berlin (1999) . Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

22.05.2010

Como Citar

Cornelsen, E. L. (2010). Uma Mulher contra o Nazismo: Ricarda Huch. Contingentia, 5(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/contingentia/article/view/11774

Edição

Seção

Literatura